Um negócio global

Um negócio global

Cem anos de história que nos transformaram em uma empresa de referência mundial

Em 1917, na cidade de Gàva, em Barcelona, nasceu a Compañia Roca Radiadores. Este foi o primeiro passo dos irmãos Roca para o que é hoje a maior fabricante de produtos para salas de banho no mundo.
O rápido domínio do mercado de radiadores de ferro fundido e o desejo de expansão incentivaram o desenvolvimento de novos produtos. Já em 1925, a Roca iniciou a produção das primeiras banheiras de ferro fundido.

Em 1936, a empresa incoporou as louças sanitária em seu portfólio. Tal sucesso fez do lavabo Carmem, ícone da consolidação do uso de louças sanitárias na Espanha.

A rápida ampliação do portfólio de produtos para banheiro resultou na inauguração da primeira fábrica de metais sanitários, no ano de 1953, também na cidade de Gàva.

Em 1962, a empresa marcou seu pioneirismo em sistemas economizadores de água, com a redução no consumo de suas caixas de acoplar, de 15 para 12 litros. Neste mesmo período, inaugurou a segunda fábrica de louças sanitárias, em Alcalá de Henares, Madri.

Em 1964, a Roca reuniu um grupo multidisciplinar de profissionais, focados em inovação, design e sustentabilidade e criou o Roca Design Center, unidade especializada no desenho e desenvolvimento de produtos, antecipando tendências de meracdo e evolução do comportamento do consumidor.

O imenso sucesso alcançado no mercado de louças resultou na inaguração da sua terceira fábrica, em 1968, na cidade de Alcalá de Guafaira, em Sevilha.

No ano de 1970, a Roca  deu início a sua expansão internacional, com abertura de filiais na França e em Portugal.

Já reonhecida pelo seu pioneirismo, em 1974, a Roca revolucionou o segmento de metais para banheiro, com o lançamento de monocomandos. Neste mesmo ano, inaugurou uma fábrica de banheiras de aço em Alcalá de Guadaira, na Sevilha, e criou a divisão de revestimentos cerâmicos.

Em 1980, a Roca deu inicio às parcerias com grandes nomes do design, uma das características mais marcantes. Lançou a coleção Columbia, assinada pelo designer da Ferrari, Giorgetto Giugiaro que inovou o perfil de produtos para banheiro, com linhas estilizadas e modernas.

A partir de 1990, a Roca marcou definitivamente sua expansão, com inaugurações de filiais nos principais mercados europeus, como Reino Unido, Alemanha e Itália. Na América Latina, iniciou as atividades na Argentina e, na África, em Marrocos.

A Roca encerrou esta década consolidando sua liderança na Europa e América Latina, com a aquisição da empresa suíça Keramik Laufen, proprietária das marcas Incepa e Celite  no Brasil. No mercado americano e brasileiro, continou sua expansão no ramo de pisos e revestimentos e iniciou suas atividades industriais na Ásia, com a construção de uma fábrica de louças sanitárias na China.

Em 2006, o Grupo Roca alcançou a liderança mundial em volume de peças produzidas para banheiros, ao associa-se com o líder do mercado indiano, e adquirir empresas na Malásia, Croácia e Romênia.

No ano seguinte, adquire também a companhia russa Keramika, proprietária da marca de produtos sanitários Santek.

Em 2008, a Roca inaugurou, no Brasil, sua primeria fábrica Zero Waste, modelo de sustentabilidade replicado em todas as unidades do Grupo no mundo. Neste mesmo ano,  foi reconhecida pela qualidade de gestão e de produtos. Recebeu o prêmio Design Management Europe Award, pela excelência em gestão de projetos e foi selecionada fornecedora oficial dos Jogos Olimpicos de Pequim.

Com uma nova parceria firmada em 2010, a qualidade e inovação da marca ganharam o design assinado de Giorgio Armani, que desenvolveu um novo conceito de sala de banho. No mesmo ano, foi criada a Fundação We Are Water, mantida pela Roca, que visa contribuir para resolução do problema global da falta de água e saneamento.

Em 2011, o Brasil tornou-se o primeiro mercado do Grupo e a ampliação dos negócios seguiu em ritmo acelerado. A Roca adquiriu a empresa Akvaton, especializada em móveis para banheiro e inaugurou três novos Galleries, em Madri, Lisboa e Londres.

Já em 2012, com 13 anos de liderança no segmento de louças sanitárias no Brasil, a Roca ampliou seu parque fabril, em Minas Gerais, com a inauguração da mais moderna fábrica brasileira do segmento.  No ano seguinte, inaugurou o primeiro Gallery no mercado asiático, em Xangai.

Apenas 18 meses depois da inauguração da fábrica de louças, a Roca inicia as atividades da primeira fábrica de metais no Brasil, em Vitória de Santo Antão, no Recife, concentrando a produção nacional das marcas Roca, Incepa e Celite. No mesmo ano, passou a oferecer linhas completas de produtos para banheiro, com a inauguração da linha de montagem de móveis, em Jundiaí, São Paulo.

Em 2016, a Roca foi selecionada fornecedora oficial dos Jogos Olimpicos do Rio de Janeiro.

E agora, em 2017, celebramos mundialmente o nosso Centenário!

Nossa empresa