Inspiração

FERNANDA MARQUES APRESENTA COLEÇÃO INFINITY, DA ROCA

Fernanda Marques com a cuba de apoio Inifity.

Com o intuito de trazer para o mercado brasileiro peças com design único e funcional e valorizar os traços dos arquitetos e designers conceituados do país, a Roca apresenta a coleção de cubas de apoio Infinity, assinada pela arquiteta Fernanda Marques. A decisão por seu nome reflete o objetivo da marca de aproximar-se cada vez mais do público nacional para oferecer as melhores soluções e antecipar-se às necessidades, expectativas e gostos dos brasileiros.

A conceituada arquiteta brasileira conta um pouco mais do processo criativo e como idealizou a coleção para a Roca:

Cuba de Apoio Infinity de 80 cm, branco matte

1) Como aconteceu o convite da Roca para criar a linha Infinity?

Já estávamos fazendo o projeto para o Roca São Paulo Gallery e, com isso, estreitamos ainda mais nosso contato. Também já havia participado do projeto Impressões, uma iniciativa da Laufen, que também faz parte do Grupo Roca, quando customizei uma das cubas da marca. O convite para assinar a coleção aconteceu em meio à execução do Gallery.

2) Qual foi o maior desafio em criar essa nova coleção de cubas de apoio?

Há mais de uma década desenvolvo projetos de produtos, mas nunca havia abordado o assunto cuba.  Acredito que a escala do projeto, muito menor do que estávamos acostumados, foi o maior desafio no sentido de encontrar a proporção mais adequada, de maneira a manter a leveza e o minimalismo que exercitamos na maioria de nossos projetos.

3) Qual foi o ponto de partida para criar as cubas? Como pensou nas formas?

Desde o início minha ideia era propor uma cuba de apoio e trabalhar, ou melhor, retrabalhar, a textura do objeto. Para tanto, usamos curvas nas bordas e haletas metálicas Depois de visitar a fábrica e conhecer as tecnologias da Roca, percebemos ainda que poderíamos usar uma válvula oculta, o que permitiu um desenho ainda mais elegante.

Fernanda Marques junto com Francisco Cino na fábrica de Jundiaí

4) A cuba, sem dúvida, é a estrela do banheiro. Pra você, o que não pode faltar em um banheiro?

Penso que o banheiro é o espaço mais íntimo da casa e assim deve ser tratado. Quanto mais pessoal e melhor atender aos hábitos de seus usuários, nosso objetivo é cumprido. Sendo assim, o que não pode faltar é personalidade.

5) O que significa o banheiro pra você? Qual a sua relação com esse ambiente tão íntimo?

No meu caso, é meu espaço de introspecção. É onde costumo cuidar de mim. Por fora, em longos banhos de imersão, ou em frente à minha bancada de maquiagem. Mas também por dentro, ao apreciar uma boa música e um aroma sedutor.

6) Você acredita que o banheiro foi um dos ambientes que mais mudou ao longo do tempo? Porque? Que mudanças foram essas?

Existem, claro, em todos os níveis, inúmeras mudanças de ordem tecnológica no sentido de aprimorar as condições de utilização e conforto. Porém, penso que a principal alteração, no sentido global, foi a preocupação com as condições de luminosidade. O banheiro, digamos, não se esconde mais. Ele se abriu para a casa.

7) A linha traz uma mistura interessante de materiais, como foi a escolha?

Trouxemos a leveza da louça sanitária, desenvolvida com a tecnologia Fineceramic®, que permite produzir louças com até 5 mm de espessura. E unimos, com a resistência e elegância do metal, a grade é utilizada como elemento estético e funcional. O balanço é a expressão da coleção.

Detalhes da cuba, com borda fina, válvula oculta e mistura de materiais

8) As cubas chegam ao mercado em quais tamanhos?

Apostamos em cubas com 60 cm, 80 cm, 1,10 cm de largura. A ideia foi propor um design universal para que a coleção de cubas se encaixe em diversos tipos de banheiro, desde a suíte da filha até o banheiro do casal.

9) O que propôs em relação às cores e acabamentos da linha Infinity?

Busquei utilizar a paleta de cores sóbrias da Roca, com acabamento matte. A escolha se deu por permitir criar diversas combinações de acordo com a personalidade dos moradores e dos projetos de interiores. Para os arquitetos, é uma forma de aumentar o leque de possibilidades de criação. Certamente, cada projeto será único.

Cuba Infinity, com 80 cm de largura, na cor branco brilho

Cuba Infinity, com 80 cm de largura, na cor Café

Cuba Infinity, com 80 cm de largura, na cor Grafitto

Cuba Infinity, com 80 cm de largura, na cor Onix

Cuba Infinity, com 80 cm de largura, na cor Perla

Cuba Infinity, com 80 cm de largura, na cor Beige

Cuba Infinity, com 80 cm de largura, na cor Branco matte

Sobre a Fernanda Marques

Formada na prestigiada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, a FAU USP, a carreira de Fernanda Marques segue a mesma linha conceitual que caracterizou seus anos de formação: o exercício integrado das várias disciplinas.

Arquitetura, Interiores e Design de Produto estão entre as áreas de atuação de seu escritório situado na Vila Olímpia, em São Paulo. Em todas elas, a manutenção de um único estilo: limpo e contemporâneo, sintonizado com o melhor da arte e do design internacionais.

Uma realidade atestada nas residências de Malibu e Barbizon, em São Paulo e Nova York, bem como em muitos projetos em andamento em Miami, Londres e Lisboa.