Conselhos

Nova cor da Roca promete trazer mais ousadia para banheiros e lavabos

Roca lança produtos em Matte Black, que contribui para criar ambientes mais descolados e com combinações criativas

A cor preta sempre foi um clássico, principalmente na moda. E tem se tornado cada vez mais tendência no design, trazendo mais requinte, ousadia e elegância para diferentes produtos, em especial para louças sanitárias.

Na vanguarda quando o assunto está relacionado a temas como design, funcionalidade e tecnologia para bacias sanitárias, lavatórios e cubas de apoio, a Roca foi além das cores básicas e trouxe ao mercado o Matte Black, que imprime mais personalidade às peças que compõem banheiros e lavabos.

Ao observar tendências tanto em projetos de interiores quanto na moda e até no setor automobilístico, a empresa desenvolveu alguns estudos até chegar à composição do Matte Black, um preto mais absoluto, com o acabamento fosco.

Lançada na edição 2022 da Expo Revestir, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina e que tem como propósito apresentar criatividade, tendências e inspirações para o mercado, a tonalidade Matte Black chega para reforçar a paleta de cores sóbria, no acabamento fosco, desenvolvida pela Roca e que já contava com as cores Blanco Matte, Stone, Café, Bege e Onix.

A novidade chega para incrementar as possibilidades de profissionais de decoração e de clientes que desejam compor ambientes com mais charme e estilo.

“Atualmente as pessoas buscam originalidade nos projetos, e o uso das louças coloridas traz um pouco disso para o dia a dia. Quando utilizamos esses materiais, o ambiente transmite mais personalidade. Apesar de muito comum nas décadas de 1980 e 1990, o uso das cores nunca saiu de moda, e o preto, por exemplo, evoca diferentes sentimentos, desde drama e sofisticação até um ar de mistério”, explica Camilla Magalhães, designer de ambientes e especificadora da Roca.

O pretinho básico nunca sai de moda

Alguns associam a cor preta ao clássico; outros, à modernidade. O que importa mesmo é que ela nunca sai de moda: desde o “pretinho básico”, instituído por Coco Chanel na década de 1920, até a esfera artística, com Pierre-Auguste Renoir, mestre da pintura impressionista, que passou toda uma vida para descobrir “que a rainha de todas as cores era a preta”.

 

Trazer cor na hora de decorar banheiros e lavabos, quebrando a barreira do branco e do cromado, tem sido um movimento realizado por arquitetos e decoradores ao redor do mundo, com o objetivo de criar novas sensações, imprimir ousadia e personalidade a esse tipo de ambiente.

Engana-se quem pensa que o tom Matte Black vai eliminar a luminosidade dos espaços. Muito pelo contrário; o preto fosco pode contribuir, e muito, para um estilo moderno e descolado na hora de decorar o banheiro ou o lavabo. O segredo para tornar um ambiente mais claro ou escuro não está apenas nas peças, mas também na combinação e na composição de diferentes elementos.

De acordo com a designer, o maior receio das pessoas não está relacionado à luminosidade, mas, sim, à temporalidade das peças, “porém já notamos que as cores nas salas de banhos retornaram para ficar. Mais um ponto importante identificado é que as cores de hoje possuem tons mais neutros, que conseguem se encaixar perfeitamente aos projetos, trazendo a sensação de unidade. E os acabamentos fosco (matte) trazem um ar de modernidade”.

O uso do preto matte para criar espaços mais requintados é uma tendência que veio para ficar. E as louças sanitárias na cor Matte Black, que inicialmente podem ser encontradas nas coleções assinadas por Ruy Ohtake, Fernanda Marques e João Armentano, e na coleção de cubas Optica, além das coleções Inspira e Nexo, são ideias para quem quer ousar.

“Queremos ampliar o leque de possibilidades dos arquitetos e designers. Oferecendo a possibilidade de composições completas, com as cubas e bacias na cor Matte Black em nossas coleções”, finaliza Camilla.

 

Conteúdo produzido por Glab, estúdio de branded content da Editora Globo.