Inspiração

Cubas de apoio e sobrepor: mais de 40 modelos que você precisa conhecer

Ao fazer uma reforma, uma das maiores dúvidas que surgem é: como escolher os itens que compõem a bancada? Seja a pia pequena ou grande, é no momento em que você lava as mãos que se percebe a importância funcional e estética das cubas.

Existem diversos tipos de cubas no mercado, mas hoje destacamos dois: as de apoio e a de sobrepor. Na Roca, há mais de 40 modelos desses tipos para o seu espaço (e você vai conhecer alguns deles a seguir!).

Mas o que é cuba de apoio e de sobrepor e qual a diferença entre elas?

Nas de apoio, como o próprio nome já sugere, a impressão é de estar apenas instalada sobre a bancada. Pode ser uma cuba de apoio com mesa para o metal (possui um furo para colocar uma torneira, sempre de bica baixa), ou sem mesa para metal — e, neste caso, recomenda-se usar uma torneira de bica alta ou uma torneira de parede. No quesito design, elas chamam a atenção pelo formato escultural.

Já as cubas de sobrepor se encaixam dentro do móvel do banheiro, por cima. Ao ficar sobreposta, fica visível apenas uma pequena borda, mais alta em relação à superfície da pia. Para ambos os casos, uma dica: você deve se atentar à altura da bancada em relação ao piso, para que não fique alta ou baixa demais para quem usá-la, e lembre-se de calcular o espaço necessário para o gabinete. Para este tipo, a torneira ideal segue o mesmo racional das cubas de apoio; depende do modelo escolhido pode ser instalado com a bica baixa (modelos com mesa para o metal), bica alta (sem mesa para o metal) e de parede (sem mesa para o metal).

Agora que você já sabe a diferença entre cuba de apoio e sobrepor, conheça algumas cubas de banheiro da Roca:

Coleção Optica

Composta por modelos de apoio e de sobrepor, a coleção Optica propõe elegância e leveza para diversos tipos e tamanhos de ambientes. Há opções redondas, quadradas, retangulares e assimétricas – ou seja, para todos os estilos e metragens, inclusive banheiros pequenos.

Ruy Ohtake by Roca

As curvas das ondas e outros elementos da natureza inspiraram o design orgânico desta coleção exclusiva assinada por Ruy Ohtake. São 4 modelos criados pelo arquiteto, sendo três de apoio e um de sobrepor, em 7 cores, no acabamento brilhante e matte, todos produzidos com a tecnologia Fineceramic®.

Infinity

A arquiteta Fernanda Marques assina essa coleção minimalista chamada Infinity, que mistura linhas retas e curvas em três opções de apoio. Há uma versão para quem desejar um banheiro com pia dupla e outras duas com cuba única em tamanhos diferentes. Em todas elas, destaca-se uma grade de metal para colocar sabonete e por serem produzidas com a tecnologia Fineceramic®.

Horizon

Terceiro arquiteto brasileiro a criar para a Roca, João Armentano encontrou inspiração na geometria arquitetônica e em jogos de luz e sombra para criar a coleção Horizon, composta por seis cubas de sobrepor, em oito cores, e dois acessórios de madeira, que funcionam como porta-objetos. Os modelos Dash, View e Geometric surpreendem com bordas ultrafinas, pois são produzidas com a exclusiva tecnologia Fineceramic®!

Inspira

Combina com tudo! A coleção Inspira tem cubas de apoio e de sobrepor nos formatos square (quadrado) e round (redondo). Elas são produzidas com a exclusiva tecnologia Fineceramic®, o que deixa as bordas ultrafinas e muito resistentes. São modelos sofisticados e atemporais.

Diverta

Reta por fora, arredondada por dentro. A linha Diverta é uma criação do designer Ramon Benedito, de Barcelona, e confere uma personalidade jovem e urbana para o banheiro. Há modelos de sobrepor, mas também de embutir, semiencaixe e lavatórios suspensos nesta linha também.

Já tem uma preferida? Vale lembrar que ainda há muitas outras opções de cubas de apoio e de sobrepor da Roca em cores, tamanhos e estilos diferentes. Certamente você encontrará a melhor cuba para o seu ambiente. Não deixe de conferir também as nossas dicas para escolher acessórios de banheiro!