Tura


 
Moldada pela arquitetura
 
A coleção Tura é um jogo de volumes e vazios, de luz e sombras. Seu ponto de referência é a arquitetura de Barcelona do século XX: as curvas poéticas de “La Ricarda”, de Antonio Bonet, os volumes sobrepostos da “Casa Ugalde”, de José Antonio Coderch, ou o racionalismo sofisticado da “"Fundação Joan Miró”, de Josep Lluis Sert. Esta é uma coleção inspirada nas formas destes edifícios icônicos, bem como nos seus emblemáticos elementos de design, como persianas, traduzidas em peças para o espaço do banheiro.
 
A coleção inclui cubas, móveis, complementos, banheiras, bacias e bidês, que são concebidos em diálogo com o puro funcionalismo desses arquitetos de referência e com a herança mediterrânea da Roca.
 
Da mesma forma que Coderch utilizou o humilde tijolo para construir edifícios de vanguarda, a Tura parte da cerâmica tradicional para esculpir uma nova linguagem, que nasce da fusão de volumes mutáveis. Tura deriva de cul-tura e arquitec-tura em espanhol, o final de uma palavra e o início de um conceito.


 
Design e Sustentabilidade
 
Inspiração e a importância dos detalhes
 
Os grandes arquitetos espanhóis partilharam um entendimento sobre a importância da luz e da sombra e como as persianas podem ser concebidas de forma a acolher o sol e, ao mesmo tempo, proteger dele.
 
Esse traço comum do design mediterrâneo, em que a luz é filtrada e suavizada como um jogo de esconde-esconde, está refletido no design de Tura. As marcas da coleção são vistas em seus vazios, formas lineares, formas geométricas e sutis texturas terrosas que absorvem e adicionam calor. Tura é um retorno à essência do passado, mas reinventado para o presente.
 
O designer nascido em Barcelona, Andreu Carulla, projetou a Tura em colaboração com o Roca Design Center, traduzindo esses conceitos iniciais em algo concreto. Carulla procurou trazer para o design da coleção a paisagem de sua infância na Costa Brava através de materiais, formas e cores. As linhas verticais das persianas, o vazio que filtra um raio de sol, os acabamentos suaves e as texturas naturais evocam a beleza e a história do Mediterrâneo e da sua arquitetura. Esses elementos foram parte essencial da visão do designer para uma coleção de banheiros destinada ao uso diário.
 
A sustentabilidade está naturalmente entrelaçada na coleção através de sua abordagem atemporal de design e produção. Os materiais cerâmicos duradouros e 100% naturais pretendem durar gerações enquanto novos materiais, como tecidos reciclados externos para as almofadas, as caixas de feltro com tampas de cortiça recicladas e madeira certificada FSC® utilizada nos móveis e bandejas reforçam a importância de considerar o impacto ambiental em cada etapa.

A Coleção
 
Tura adapta-se perfeitamente ao seu entorno, seja este um apartamento modernista ou uma casa de campo à beira-mar. Seu estilo atemporal, as formas arquitetônicas combinadas com tons e texturas quentes abrem o potencial para espaços de banheiro inspirados que transcendem o cotidiano e cativam a imaginação.


 
Andreu Carulla
 
“Nosso trabalho enfoca a raiz das coisas; é reflexivo; busca argumentos e ideias”.
 
Andreu Carulla (Girona, 1979) sonhava em ser inventor quando criança. Isso fica evidente em seus projetos sustentáveis e repletos de artesanato, que não desconsideram a tecnologia, a inovação ou a simplicidade dos materiais e formas. No seu ateliê à beira de um lago em Banyoles (Girona), longe do ritmo acelerado das grandes cidades, desde 2006 ele vem reinventando louças, móveis, luminárias e interiores seguindo um princípio flexível: criar peças com consciência.
 
Diretor criativo do Calma, Isist Atelier ou El Celler de Can Roca, algumas de suas criações incluem o espaço na Embaixada da Espanha em Helsinque, o restaurante “Normal” em Girona, a cadeira “Calma” e o banquinho “Bolet”, entre muitos outros pequenos objetos de desejo que nascem de sua mente curiosa e eternamente alerta.