Coleção ONA, da Roca, conquista o prêmio iF Design

06/06/2022

“A simplicidade é a máxima forma de sofisticação”, já dizia Leonardo da Vinci. Recém-laureada com o iF Design – premiação alemã de renome mundial, reconhecida por muitos como o “Oscar do design” –, a coleção Ona, da Roca, comprova a famosa frase do multiartista italiano.

Ona significa “onda”, em catalão. Uma referência ao Mediterrâneo, que inspira todo um estilo de vida conectado com a natureza, no qual simplicidade, acolhimento e bem-estar são premissas.

 

Na cultura mediterrânea, a reverência à natureza se reflete na arquitetura, traduzida em grandes aberturas para pátios, varandas ou terraços, espaços silenciosos e de contemplação. Do ponto de vista formal, as construções se destacam pela mistura de linhas bastante retas e geométricas, com cantos arredondados, mais gentis. E é exatamente essa a lógica visual dos produtos da coleção Ona.

 

“São formas muito bem aceitas por arquitetos que não estão procurando por shapes gratuitos e estão mais preocupados com a integração dos produtos na arquitetura do espaço, em vez de ter produtos protagonistas que ‘gritem’ e chamem atenção para si”, pontua Marc Viardot, diretor corporativo de marketing da Roca.

 

 

 

Natureza também nos materiais

A natureza também está representada nos materiais da coleção Ona. “Nossa principal matéria-prima é a cerâmica – neste projeto, em particular, nós usamos a Fineceramic®, que nos permite fazer essas paredes finas, com contornos suavizados para facilitar a limpeza e serem gentis aos olhos do usuário. Num espaço íntimo, a ideia é que você não se confronte com formas muito afiadas”, analisa Viardot. “E além de nos permitir fazer todas essas coisas, a Fineceramic®, é um material altamente sustentável, porque é 100% natural e 100% reciclável”, completa.

 

Cultura de design na Roca

Com um portfólio extenso – só no Brasil, são 35 produtos, entre louças e metais sanitários –, a coleção tem linhas sutis, precisas e refinadas que resultaram de um trabalho intenso, envolvendo três equipes de design: Noa Design Studio (França), Benedito Design (Espanha) e, no centro de tudo, o núcleo de desenvolvimento da Roca (com cerca de 50 profissionais).

 

“Nosso principal objetivo é tornar o design tecnicamente viável para ser produzível no preço correto e com a melhor qualidade possível. Existe uma cultura de projeto bastante sólida na Roca – algo natural, já que a empresa está baseada em Barcelona, uma cidade que respira design e arquitetura e onde as pessoas são muito sensíveis nesse aspecto. Aqui temos grandes engenheiros capazes de entender o que os designers estão solicitando e fazer aquilo acontecer sem diluir ou, em alguns casos, destruir o design. Trata-se de orquestrar as diferentes influências que vêm de fora e combiná-las desde cedo com a nossa expertise em projetos de banheiro”, explica Marc Viardot.

 

 

Reconhecimento merecido

“Para nós, é fundamental que os usuários se sintam confortáveis com as soluções que oferecemos, mas os prêmios de design também são um reconhecimento que achamos importante ter. Sabemos que o júri do iF é composto por profissionais e então não se trata de uma questão de gosto, mas de buscar a qualidade no design como um todo. E isso significa ver além do óbvio (a forma): enxergar também as partes invisíveis do projeto, a tecnologia”, afirma Viardot.

Um oportuno lembrete de que design, além do produto em si, é processo.

 

Clique aqui para mais detalhes da coleção Ona.