Grupo Roca coloca em operação o primeiro forno túnel elétrico do mundo para produção de louça sanitária

28/11/2023

  • A operação foi realizada através da parceria e a atuação pioneira entre o Grupo Roca e o fabricante alemão Keramischer OFENBAU, especialista em fornos cerâmicos.
  • A iniciativa posiciona o Grupo Roca como a primeira empresa do mundo com uma planta de produção de louça sanitária neutra em emissões de carbono, gerando um efeito impulsionador em todo o setor

O Grupo Roca, líder mundial em design e produção de produtos para o espaço do banheiro, investe no primeiro forno túnel elétrico do mundo para louça sanitária. Em um esforço para descarbonizar sua produção (¹), tradicionalmente intensiva em energia e carbono, a empresa deu este passo decisivo para a eletrificação de seus processos de produção em sua fábrica de Laufen, em Gmunden, na Áustria, graças à tecnologia de ponta da Keramischer OFENBAU, líder tecnológica mundial na fabricação de fornos cerâmicos.

 

Após dois anos de desenvolvimento, o primeiro forno túnel elétrico para louças sanitária foi implantado e teve sua operação iniciada com sucesso na planta especializada na produção de peças cerâmicas complexas. A decisão do Grupo Roca pela implementação dessa tecnologia pioneira na fábrica austríaca da Laufen foi pautada na experiência bem-sucedida na utilização de fontes renováveis e a chancela de fabricar produtos da com tecnologia de última geração e alta qualidade. A inovação do forno elétrico já foi registrada pela Agência Europeia de Patentes.

 

O empenho garantiu um forno altamente eficiente, neutro em carbono, automatizado e capaz de efetivar-se como uma alternativa valiosa à produção convencional dependente de combustíveis fósseis. Seguindo suas estratégias, o Grupo Roca fechou 2022 com uma redução de 39% nas emissões diretas de CO2 (na comparação com 2018), aproximando-se de sua meta SBTi de neutralidade de carbono até 2045.

As primeiras impressões do novo sistema mostram um grande potencial para toda a indústria, pois não só a produção de louças sanitárias pode se beneficiar dessa nova tecnologia, mas também outros setores, como o de cerâmica estrutural e técnica ou de louças. Este forno demonstra que a descarbonização da produção cerâmica não só é possível, como também é real e economicamente viável.

Albert Magrans, CEO do Grupo Roca, destacou: “Temos o objetivo de longo prazo de descarbonizar as nossas operações. Para tanto, trabalhamos arduamente para encontrar soluções que nos ajudem a alcançar este objetivo e essa cooperação pan-europeia nos ajuda a trilhar o caminho rumo à redução a zero, em um claro passo adiante para a indústria como um todo”.

Günter Halex, Presidente do Conselho Consultivo da Keramischer OFENBAU, acrescentou: “Este forno elétrico demonstra, mais uma vez, que nossas tecnologias avançadas são adequadas para descarbonizar até mesmo a indústria cerâmica, intensiva em emissões de CO2. Nossos fornos de aquecimento elétrico proporcionam uma independência cada vez maior do mercado energético aos nossos clientes, permitindo uma produção sustentável e econômica hoje e nas próximas décadas. Este projeto pioneiro e inovador demonstra que a nossa tecnologia pode manter a mais alta qualidade em produtos cerâmicos, ao mesmo tempo em que contribui positivamente para a preservação do nosso planeta”.

 

Sucesso europeu na produção de cerâmica descarbonizada

Com o Grupo Roca sediada na Espanha, a planta de Laufen na Áustria e a Keramischer OFENBAU na Alemanha, este projeto conjunto é uma bem-sucedida conquista europeia para a produção da indústria sanitária preparada para o futuro global. Continuar a impulsionar a descarbonização em toda a indústria requer um desenvolvimento intensivo e uma inovação ousada e, através do Roca Group Ventures, a Roca adquiriu uma participação majoritária na Keramischer OFENBAU Holding GmbH, proprietária da Keramischer OFENBAU GmbH, e está investindo na capacidade da empresa de inovar em benefício de toda a indústria cerâmica. O Grupo também está comprometido em apoiar a empresa com financiamento adicional para continuar desenvolvendo, implementando e comercializando esta tecnologia de ponta que dará forma ao futuro da indústria.

Embora ambas as empresas permaneçam totalmente independentes, esta longeva colaboração fortalecerá as capacidades de inovação de ambas em direção aos seus respectivos objetivos de descarbonização com um propósito comum: a indústria cerâmica sustentável do futuro.

Sobre o Grupo Roca

O Grupo Roca, com marcas como Roca e Laufen, é líder mundial em design, produção e comercialização de produtos para o espaço do banheiro destinados à arquitetura, construção e design de interiores. Fundada em Barcelona em 1917, combina tradição e conhecimento com a paixão pela inovação e o respeito ao meio ambiente com o objetivo de se antecipar às necessidades das pessoas e contribuir para a melhoria do bem-estar da sociedade.

Com o princípio da sustentabilidade no centro e na raiz de todas as suas atividades e com o objetivo de deixar o legado de um planeta melhor às gerações futuras, o Grupo Roca implementa essa cultura nos 170 países em que atua e em suas 79 fábricas através do compromisso diário de seus mais de 21.000 funcionários.

O Grupo, de capital familiar, é líder do mercado na Europa, América Latina e Índia. Além disso, tem uma forte presença na Ásia, Oriente Médio, Austrália e África. Como resultado, é líder mundial em sua atividade.

https://rocagroup.com

 

Sobre a Keramischer OFENBAU

A Keramischer OFENBAU é uma fornecedora global de sistemas e plantas de fornos avançados para o tratamento térmico de uma ampla variedade de produtos, desde cerâmica técnica e estrutural até sanitários e louças. Seus fornos estão localizados em mais de 50 países no mundo todo.

A fabricante alemã de fornos projeta e constrói os fornos de última geração mais eficientes para diversos produtos cerâmicos. Desde sua fundação, em 1996, a empresa combina expertise e competência com foco na eficiência e inovação. A equipe da Keramischer OFENBAU adapta os fornos a qualquer necessidade, oferecendo soluções criativas e mais sustentáveis para a produção cerâmica.

A empresa não só constrói novos fornos de cilindros, túnel e lançadeira altamente eficientes, mas também suas equipes se especializaram na modernização energética dos fornos existentes, alcançando até 50% de economia energética em alguns casos.

https://www.keramischerofenbau.de

 

 

(¹) De acordo com a Cerame-Unie, o número total de emissões do setor da cerâmica na Europa foi de 19 milhões de toneladas de CO2, por ano, o que corresponde a, aproximadamente, 1% do número total de emissões industriais abrangidas pelo comércio de licenças de emissão da UE. O setor dos sanitários representa apenas 2,7% do valor total acima indicado. Saiba mais.