Roca retorna ao Fuorisalone com pavilhão assinado por Benedetta Tagliabue – EMBT Architects

19/04/2023

Nutura pode ser visitada de 17 a 26 de Abril na Università degli Studi di Milano (Via Festa del Perdono 7) como parte da exposição Interni Design Re-Evolution.

Roca retorna à prestigiada Semana de Design de Milão com a instalação Nutura, assinada por Benedetta Tagliabue EMBT Architects revivendo a natureza e prestando homenagem à arquitetura de Barcelona do século XX. A instalação multissensorial Nutura é uma mescla das mais recentes coleções globais da Roca: Nu, desenhada por Inma Bermúdez (Prêmio Nacional de Inovação e Design 2022) e Tura, por Andreu Carulla. Nutura pode ser visitada na Universidade de Milão, no âmbito da exposição-evento INTERNI Design Re-Evolution.

Uma homenagem à natureza e à arquitetura de Barcelona do século XX, o pavilhão integra-se perfeitamente no Cortile d'Onore da Universidade, envolvendo e respeitando uma imponente árvore Gingko Biloba.

 

Para Benedetta Tagliabue, “Nutura pode ser apreciada por dentro e por fora. É um lugar de paz, de descanso, construído com elementos naturais e descoberto aos poucos. Quando você entra, é como entrar em um mundo com vista para o mar, um mundo relacionado à arquitetura mediterrânea de Coderch”.

As formas orgânicas e a combinação de cores neutras, desde os diferentes tons de marrom aos vários tons de azul, remetem para a terra e para o mar. “Ecos do Mediterrâneo”, diz Benedetta Tagliabue, “elementos da natureza com os quais os visitantes interagem lentamente”.

A seleção de cores para as cerâmicas traz desenhos alegóricos dos produtos Nu e Tura. Seguindo o projeto de Benedetta Tagliabue – EMBT Architects, a Ceràmica Cumella, em colaboração com o Instituto de Arquitetura IAAC (Instituto de Arquitectura Avanzada de Cataluña), combina o artesanato tradicional com a tecnologia.

Um mar de letras flutuantes no chão pode ser descoberto à medida que o visitante caminha pelo espaço, ou de um ponto de vista diferente, revelando uma mensagem escondida no chão. O caminho culmina numa espécie de praça, onde o visitante pode relaxar e apreciar a vista sobre o belo renascentista Cortile d'Onore.

Os materiais naturais contrastam com uma criação digital dos artistas Julia Ippolito e Joe Mortell, sob direção artística de Isern Serra. “Mediterrâneo Metaverso: uma viagem onírica” transforma Nutura numa experiência imersiva ao apresentar uma terceira coleção de banho, Ona, através de um mundo surrealista de imagens cativantes também inspiradas na paisagem, cores e luz do Mediterrâneo.

Para Marc Viardot, Diretor Corporativo de Marketing e Design da Roca, “a Semana de Design de Milão é o palco global para apresentar o que uma marca representa. Cada apresentação reforça a história da marca e as muitas camadas intangíveis. A colaboração com Benedetta Tagliabue representa intrigantemente o DNA da Roca e se torna parte dele neste exato momento”.

Em harmonia com o tema Re-Evolution e com foco em sustentabilidade ambiental, todos os materiais que compõem o pavilhão serão desmontados, recuperados e utilizados em outras instalações e exposições por todo o mundo.


Sobre Benedetta Tagliabue – EMBT Architects

Benedetta Tagliabue é a arquiteta líder e diretora da EMBT Architects, fundada em 1994 em Barcelona com Enric Miralles, com escritórios em Barcelona (HQ), Xangai e Paris.

Seus trabalhos mais notáveis incluem o Parlamento Escocês em Edimburgo, o Mercado de Santa Caterina, a Sede da Gas Natural Fenosa e o Diagonal Mar Park em Barcelona, o Pavilhão Espanhol na World Expo Shanghai 2010 (vencedor do Prêmio RIBA Best International Building 2011), o Centro Kálida Sant Pau em Barcelona – Parte da Rede Internacional Maggie’s Centres.

Trabalhos recentes incluem a Igreja e o Complexo Paroquial ‘San Giacomo Apóstolo’ em Ferrara (premiado com o Prêmio Internacional Dedalo Minosse 2022), o Showroom Emblemático Ceramiche Ragno em Milão e a torre de escritórios ChinaTrust em Taichung. A EMBT Architects está construindo a Fudan University Business School em Xangai, a estação de metrô Clichy-Montfermeil em Paris (primeiro prêmio da competição) e a Estação Central de Metrô de Nápoles.

No campo acadêmico, Benedetta Tagliabue é professora visitante na Universidade de Harvard, Universidade de Columbia e ETSAB em Barcelona. É membro do júri de prestigiados prémios internacionais, como o Prémio Pritzker de Arquitetura (desde 2014), o Princesa de Astúrias de las Artes (2011-2022) e o Prémio Loewe Craft, entre outros. Além disso, o seu trabalho valeu-lhe o Prémio RIBA Stirling (2005), o Prémio Nacional Espanhol (2006), o Prémio Nacional Catalão (2002) e o FAD (2000, 2003, 2007). Ela é a diretora da Fundação Enric Miralles.

www.mirallestagliabue.com