Os espaços de banho da Roca na Torre Eiffel: um tributo rubro ao símbolo de Paris

O monumento construído por Gustave Eiffel continua a ser o símbolo da França e uma atração turística com mais de 7 milhões de visitantes por ano.

A 57 metros do Champs de Mars, no interior da mais famosa estrutura de ferro forjado do mundo, encontramos dois dos mais fabulosos espaços de uma Torre Eiffel renovada. Os pavilhões Eiffel e Ferrié são uma combinação de pavimentos de metal e vidro translúcido, com a assinatura do prestigiado escritório de arquitetura Moatti-Rivière.

Reaberto em 2013, o primeiro trabalho de remodelação do símbolo parisiense nos últimos 30 anos contou com a inovação da Roca, para conferir personalidade aos espaços de banho, e garantir o compromisso com a durabilidade e o meio ambiente. Marcado pela combinação de algumas das nossas simbólicas peças e coleções, este projeto de remodelação transformou-se desde logo num dos mais relevantes da última década, resultando num notável casamento entre design contemporâneo e eficiência energética. Confira detalhes deste projeto inovador.

Concebido para uso privado, o pavilhão Eiffel, no primeiro andar, conta com uma sala de conferências com capacidade para 300 pessoas e foi o primeiro espaço da torre a ser equipado com a gama completa de produtos Roca – das louças aos metais, passando pelos sistemas de instalação e placas de acionamento. Numa área com paredes pintadas em vermelho “veneziano” brilhante, o branco das louças e dos lavatórios Roca contrasta com esse tom forte, outrora o original em toda a torre. Inspirado nesta informação, para muitos visitantes desconhecida, o arquiteto responsável pelo projeto, Alain Moatti, optou pelo lavatório Amberes e pela bacia Meridian na sua versão suspensa para criar contraste entre linhas curvas e retas, prestando a sua homenagem pessoal num diálogo entre o vermelho e o branco.

Com duas alturas que visam integrar o visitante, o pavilhão Ferrié disponibiliza uma pequena área comercial, restaurantes, uma sala de projeção e uma exposição ao ar livre com diferentes áreas de repouso. O acesso livre a todos os visitantes apresentou um desafio na hora de conceber as louças, que tinham que cumprir com os mais exigentes padrões de durabilidade e resistência. Neste caso, Moatti escolheu uma edição especial que combina algumas das coleções contemporâneas da Roca. O lavatório Diverta, o mictório Site e, uma vez mais, a bacia Meridian na sua versão suspensa, foram concebidos num vermelho marcante de forma a homenagear o design original da mítica torre de Gustave Eiffel, símbolo da Exposição Universal de 1889.

A participação num projeto desta envergadura, num edifício com mais de 7 milhões de visitantes por ano, significou não apenas o reconhecimento do papel da Roca no mundo do design aplicado aos espaços de banho, mas também a confirmação da sua posição como uma das marcas de referência em qualidade, segurança e sustentabilidade, em louça sanitária, acessórios e metais.

Conforme seria de esperar num projeto de tamanha notoriedade, todos os produtos Roca selecionados para a Torre Eiffel por Moatti-Rivière atendem aos mais exigentes padrões de qualidade em termos de acessibilidade e impacto ambiental, uma condição sine qua non para fazer parte do projeto de remodelação, que adaptou um dos monumentos mais visitados em todo o mundo às necessidades do século 21.