Inspiração

Roca aposta em tecnologia para levar mais praticidade e sustentabilidade para as cozinhas

As coleções da marca apresentam cubas e torneiras que também valorizam o design e ajudam a compor um ambiente mais limpo, bonito e elegante

As coleções da marca apresentam cubas e torneiras que também valorizam o design e ajudam a compor um ambiente mais limpo, bonito e elegante com diferentes acabamentos e cores, além de ter um exclusivo sistema para monocomandos que gera economia no consumo de energia elétrica em até 30%.

A cozinha está muito além de ser um lugar para o simples preparo dos alimentos: é daqueles ambientes que parecem estar sempre nos convidando a entrar. Quem nunca, por exemplo, reuniu amigos e parentes nesse local da casa para conversar enquanto preparava alguma receita especial?

Com o passar dos anos, esse foi um dos cenários domésticos que mais evoluíram, e a tecnologia tem grande participação nisso, promovendo um dia a dia mais prático, ágil, sustentável e seguro e fazendo com que as pessoas tenham mais tempo para aproveitar momentos importantes da vida.

O que poderia ser melhor do que reunir, em um único espaço, conforto, praticidade, beleza e segurança alimentar e ainda contribuir para um mundo mais sustentável?

Pensando em tudo isso, a Roca, que se conecta com diversas realidades e entende que as pessoas têm diferentes comportamentos, personalidades e modos de viver, aposta em design e tecnologias inovadoras para tornar esse espaço mais moderno e, ao mesmo tempo, prático e aconchegante.

As coleções de cubas e pias da marca são para todos os gostos e perfis e vão desde as produzidas com aço inox, que se destacam por terem linhas minimalistas e sóbrias e são ideais para personalidades mais tradicionais, até as de louça, fabricadas de forma mais artesanal com porcelana esmaltada, perfeitas para pessoas que apreciam um estilo mais décor.

Outra opção são as cubas de Quarzex®, produzidas com tecnologia exclusiva e ultrarresistentes a impactos, arranhões e abrasividade. Esse modelo é o match perfeito para quem está sempre antenado com as tendências internacionais.

Importante ressaltar que todas as peças produzidas pela Roca possuem baixa porosidade, criando superfícies com menor risco de manchas e proliferação de bactérias.

“Criar cozinhas tecnológicas vai muito além do que ter meramente itens com o que há de mais moderno no mercado. Nos dias de hoje, a tecnologia traz mais expertise, com design mais focado nos produtos e em como eles podem ser incorporados à rotina. A Roca é um exemplo disso ao oferecer itens que levam beleza, sustentabilidade e praticidade aonde são instalados”, comenta Laura Tisser, arquiteta e especificadora técnica da Roca Brasil.

Cores e tecnologia

Levar cores para a cozinha tem se tornado cada vez mais comum, e a Roca, alinhada a essa tendência, apresenta itens em três tons: Inox, a cor mais unânime e aceita na maioria dos lares brasileiros; Gris, que, por ser uma cor neutra, se ajusta em qualquer projeto e é uma das preferidas entre pessoas mais discretas e tradicionais; e o Preto, que representa uma personalidade mais ousada, traduzindo elegância e força.

Mas não é apenas o design das cubas e pias que faz a diferença no ambiente. A tecnologia e a modernidade das torneiras também impactam a performance, e os produtos da Roca alinham beleza, elegância, precisão e facilidade no uso para que a experiência de cozinhar seja ainda mais agradável. Um exemplo são os monocomandos da coleção Syra, que possuem a tecnologia Cold Start.

O sistema Cold Start gera economia no consumo de energia elétrica em até 30% e, de acordo com a arquiteta e especificadora técnica da Roca Brasil, promove “o equilíbrio perfeito entre design, tecnologia e sustentabilidade, uma vez que o acionamento inicial do monocomando fica reservado apenas para a água fria e, ao girá-lo para a esquerda, a água quente é gradualmente liberada”, explica Laura Tisser.

Em prol do meio ambiente

Dentre os maiores benefícios dos misturadores e dos monocomandos da Roca, a arquiteta Laura Tisser destaca a comodidade da água aquecida. “O uso da água quente traz diversas vantagens para o dia a dia, como rapidez no preparo dos alimentos quando é necessário ferver água, facilidade para remoção de gordura das louças, melhor higienização dos alimentos, evitando a proliferação de bactérias, e, além disso, proporciona conforto térmico para as mãos, sobretudo nos dias com baixas temperaturas.”

O uso da tecnologia Cold Start propicia não somente economia de água, mas também de energia, além da diminuição de gases contaminantes na atmosfera, já que o processo de abertura do metal evita que o aquecedor seja ligado sem necessidade em tarefas cotidianas.

“A Roca é uma empresa preocupada e comprometida com o meio ambiente e, ao desenvolver novas tecnologias, cria soluções para economizar água e energia, incentivando processos de produção mais sustentáveis”, finaliza Laura Tisser.

Conteúdo produzido por Glab, estúdio de branded content da Editora Globo.