Inspiração

Roca cria experiência multissensorial na Semana de Design de Milão

Com pavilhão assinado pela renomada arquiteta catalã Benedetta Tagliabue, a marca participou do Fuorisalone, um dos mais importantes eventos de design do mundo, retornando às origens, mas sem perder o olhar vanguardista, com foco em design, tecnologia e sustentabilidade

A Roca desembarcou em um dos mais importantes eventos de design do mundo, o Fuorisalone, dentro da Semana de Design de Milão, na Itália, entre os dias 17 e 23 de abril, com o propósito de voltar às origens, mas também de se consolidar ainda mais como uma marca de vanguarda. O pavilhão da marca espanhola no Fuorisalone, batizado de Nutura – nome que promove o encontro de suas mais recentes coleções globais, Nu, desenhada por Inma Bermúdez (Prêmio Nacional de Inovação e Design 2022), e Tura, por Andreu Carulla –, levou a assinatura da arquiteta catalã Benedetta Tagliabue, da EMBT Architects, e teve inspiração no Mediterrâneo.

Os visitantes que passaram pelo pátio da Università degli studi de Milano, dentro da estrutura da exposição-evento Interni Design Re-Evolution, onde se encontrava o pavilhão da Roca, puderam viver uma experiência multissensorial em uma estrutura marcada por sinuosidades, paredes onduladas de madeira, elementos em cerâmica e uma combinação de torres e persianas, que criaram um jogo de luzes, sombras e texturas.

Espaço criou experiência multissensorial em uma estrutura marcada por sinuosidades

“A Semana de Design de Milão é o evento mais relevante do mundo para quem trabalha com design, arquitetura e interiores. É lá que criadores e marcas do mundo todo apresentam seus principais lançamentos do ano em instalações impecáveis e, muitas vezes, totalmente fora da caixa. Por isso, é o lugar certo para captar tendências, buscar inspiração e, principalmente, abrir a cabeça”, afirma Winnie Bastian, jornalista especializada em design.

Além da realização do Salão do Móvel e do Fuorisalone, a Semana de Design de Milão é um evento democrático e de ocupação, levando para as ruas da cidade italiana exposições, instalações e lançamentos mobiliários, que podem ser vistos e experenciados pelo público. Marcado pela inovação e conhecido por ditar tendências e inspirar designers por todo o mundo, promove o trabalho de profissionais e marcas consagradas, e também abre espaço para a criatividade de novos talentos.

Passado e futuro criando tendências

Faz parte do olhar vanguardista da Roca observar o passado como forma de construir um futuro mais moderno, com movimento e foco em novas tecnologias e sustentabilidade, sem perder a beleza, a elegância, a funcionalidade e a praticidade que seus produtos proporcionam aos usuários no dia a dia.

Em um mundo cada vez mais colaborativo, investir em uma parceria de co-branded com a renomada arquiteta Benedetta Tagliabue (que possui projetos que incluem o Parlamento Escocês, em Edimburgo, e a Estação Central de Metrô de Nápoles, entre outros), em um evento como o Fuorisalone, reforça o quanto a Roca está de olho nas tendências e aberta ao novo.

Construção geométrica mesclou as curvas da natureza com a geometria da arquitetura moderna de Barcelona

Com um espaço que não trouxe produtos, mas optou por falar com o público de forma mais conceitual, apontando cores, texturas e atmosferas, o pavilhão Nutura foi construído ao redor de uma imponente árvore de ginkgo biloba, que dialogava diretamente com as ripas de madeira que materializam a estrutura do ambiente.

As linhas curvas foram inspiradas no movimento da água, explicou Benedetta, e a construção geométrica mesclou as curvas da natureza com a geometria da arquitetura moderna de Barcelona, uma forma de a Roca resgatar e honrar a solidez de sua origem, sem deixar de mostrar o quanto a marca evoluiu em seus mais de 100 anos de vida.

Por todo o pavilhão, ladrilhos cerâmicos feitos especialmente para o evento trouxeram formas, cores e texturas que remetem às duas novas coleções da Roca – Nu e Tura, em breve disponíveis no Brasil. Outro parceiro da marca, o ceramista Toni Cumella, combinou tecnologia e tradição para criar azulejos com desenhos alegóricos das duas coleções.

Os materiais naturais da instalação contrastaram com uma criação digital dos artistas Julia Ippolito e Joe Mortell, chamada “Metaverso Mediterrâneo: uma viagem onírica”, que apresentou banheiros da coleção Ona, por meio de um mundo surrealista e com imagens inspiradas pela luz, paisagens e cores do Mediterrâneo.

Paredes onduladas de madeira, elementos em cerâmica e uma combinação de torres e persianas criaram um jogo de luzes, sombras e texturas

De acordo com a jornalista Winnie Bastian, Nutura foi um dos pavilhões que mais chamaram sua atenção por ser um projeto inspirado ao mesmo tempo na arquitetura e na natureza, e conseguir unir ambas em total harmonia, simbolizando um caminho a ser seguido em nossa vida cotidiana e criativa. “Também gostei muito da forma como o pavilhão dialogava com o prédio secular da Università Statale de Milano, onde estava instalado.”

Além da Roca, outras marcas famosas e reconhecidas internacionalmente, como Hermès, Armani e Dolce & Gabanna, também marcaram presença no evento com espaços repletos de personalidade e exibindo conceitualmente suas tendências ao público. Mas um dos maiores destaques para a especialista em design foi a exposição “Objets Nomads”, promovida há anos pela Louis Vuitton, e que voltou ao Palácio Serbelloni.

Além das novas peças expostas no interior do edifício histórico, os visitantes foram recebidos pela arquitetura nômade criada pelo arquiteto Marc Fornes, do estúdio Theverymany, de Nova York (EUA). A estrutura do pavilhão foi toda criada com finíssimas placas de alumínio (1 mm de espessura) e montada como se fosse um quebra-cabeças gigante. “Esse é sempre um dos eventos mais esperados do Fuorisalone e, com certeza, vale a pena encarar a fila que dá a volta no quarteirão”, finaliza Winnie.

Conteúdo produzido por G.lab, estúdio de branded content da Editora Globo.