Conselhos

Metais de parede: tudo o que você precisa saber antes da escolha

Descubra como é feita a instalação, quais são as vantagens e os modelos disponíveis no catálogo da Roca

Tanto em cozinhas como banheiros, os metais de parede (a torneira, o misturador ou monocomando) podem ser a escolha ideal para quem deseja otimizar o espaço, principalmente se o ambiente for compacto, ou se a ideia é ter uma estética limpa, bem minimalista.

Isso porque como esse tipo de metal é instalado diretamente no ponto de água na parede, a área da bancada ou da fica pia livre. E nesse espaço, é possível apoiar acessórios úteis para o dia a dia ou deixar vazio. Por isso, antes de escolher o modelo, certifique-se de que a rede hidráulica passe pelo local onde você deseja instalá-lo.  

Altura correta

Saiba que para instalar um metal de parede os pontos de água precisam ser mais altos do que para metais de bancada. A altura exata desses pontos depende do modelo de metal que você escolher. Em termos de funcionalidade, a medida que importa é a distância entre a ponta da torneira, de onde sai a água, e a cuba. Essa distância deve ser de aproximadamente 15 cm, que é um espaço grande o suficiente para o movimento confortável das mãos e pequeno o suficiente para não espirrar muita água em quem estiver usando a pia. 

Instalação do metal de parede

Se você quiser escolher metais de parede, mas no seu banheiro os pontos estiverem em uma posição mais baixa, ideal para os modelos de bancada, a solução é quebrar a alvenaria e subir os canos até o ponto mais alto. Caso você não tenha o mesmo revestimento para completar o pedaço que foi quebrado, uma ideia é cobrí-lo com o frontão da pia. Basta que ele seja bem alto para chegar até a altura da torneira.  

Tipos de metais de parede

Torneira

É o modelo mais simples de metal. É indicada para áreas de pouco uso ou para regiões muito quentes – dois casos que dispensam água morna. Uma vantagem desse modelo é a facilidade na instalação hidráulica e no número de furos para a peça. A Roca oferece vários modelos de torneiras de parede, como os da coleção Singles One e Virtus.

Misturador

O misturador tem dois registros independentes: um para água quente e outro para fria. Dessa forma, é possível acionar os dois ao mesmo tempo e ajustar a combinação até conseguir a temperatura ideal para o momento. Também demanda dois furos na hora da instalação. Vale ressaltar que para a instalação de um misturador é necessário que a casa ou apartamento tenha um sistema de aquecimento externo de água disponível (a gás, elétrico e solar, por exemplo). No catálogo da Roca, há modelos como o Misturador para lavatório de parede com válvula de escoamento Virtus.

Monocomando

Enquanto o misturador tem dois registros, sendo um para cada temperatura, o monocomando tem apenas um. Ele é regulado de acordo com a direção que você aciona o manípulo, para esquerda ou para a direita. Para esse tipo de metal também é necessário um sistema de aquecimento e que o ambiente tenha uma boa pressão de água. O Monocomando para lavatório de Parede Ona e o Monocomando de parede com base de embutir Insignia são modelos oferecidos pela Roca. 

Tipos de cuba ideais para metais de parede

Cuba de apoio sem mesa para o metal 

Neste modelo, a exemplo da Cuba de Apoio oval Ruy Ohtake by Roca, os metais são instalados diretamente na bancada ou na parede. Para a instalação na parede é necessário embutir todo o encanamento e, por isso, é preciso prever o modelo no projeto de reforma ou construção. Outro ponto importante é escolher peças em que a saída de água esteja verticalmente centralizada com o ralo da cuba de apoio, isso evita respingos e garante total conforto ao lavar as mãos.

Cuba de embutir

 

Este modelo é a PQ33 da coleção Óptica, mantém a cuba embutida sob a bancada ou oculta dentro de um gabinete. É ideal para quem quer ter mais espaço na bancada e não se importa com o espaço ocupado no gabinete. Em relação aos metais, é ideal para os itens com instalação na parede. Com essa opção a bancada fica ainda mais livre, como na Cuba de embutir oval da Roca.

 

Cuba de sobrepor sem mesa para o metal

 

Outro modelo ideal para metais de parede são as cubas de sobrepor. Elas são mais robustas e, diferentes das cubas de embutir, ficam apoiadas e não coladas na bancada. Deixam um pequeno pedaço à mostra, ocupando menos espaço dentro do gabinete. No entanto, não é obrigatória a presença do armário. A peça pode ficar suspensa e criar um efeito minimalista no ambiente, mas neste caso lembre-se do sifão que ficará exposto. Se você gosta deste modelo, escolha a Cuba de sobrepor Round Insignia no catálogo da Roca.