Conselhos

Como decorar um banheiro neutro sem cair no óbvio

O objetivo é criar uma decoração clean, mas sem deixar de lado a personalidade dos moradores? Veja como a escolha de cubas, lavatórios e bacias sanitárias de cores neutras podem ser a peça-chave para um resultado inovador e sofisticado

Quando a demanda é por decorar um banheiro neutro (ou lavabo!), o desafio pode ser maior do que se imagina. Afinal, há quem idealize este ambiente como apenas uma decoração superclara, repleta de louças sanitárias nos mesmos tons, o que pode cair no lugar comum. Criar um banheiro claro pode parecer fácil, mas para deixá-lo aconchegante é necessário estar atento aos detalhes. 

Para transformar este cenário e ainda manter o décor clean, a sugestão é ampliar sua paleta de tons neutros para criar composições que podem passear do ton sur ton ao monocromático sem deixar de lado a elegância! Para atender a esta demanda, a Roca possui em seu catálogo seis cores clássicas, algumas no acabamento matte e outras com brilho – para agradar a todos os gostos e tamanhos de projetos, inclusive em banheiros pequenos.

Nestes seis matizes, as cubas suspensas e de sobrepor, os lavatórios e as bacias sanitárias apresentam um toque aveludado que carregam uma boa dose de aconchego – adjetivo que, por vezes, fica de fora na hora de projetar um banheiro, mas não deveria. Afinal, o espaço ganha cada vez mais status de sala de banho, transformando-se num canto de relaxamento e bem-estar em casa, tão fundamentais no dia a dia corrido.  

Com o objetivo de responder a busca por autocuidado em casa, que cresce em ritmo exponencial, alguns elementos são vistos de forma prioritária pela neuroarquitetura – disciplina que combina neurociência e arquitetura para criar ambientes mais humanizados. Um deles é a paleta de cores. Afinal, os matizes são capazes de potencializar sentimentos e sensações. Não à toa, recentemente vimos os home offices ganharem tonalidades que impulsionam a produtividade. Nesta toada, que tal reservar a atenção no banheiro para cores que trazem serenidade e relaxamento? 

Para compor esta paleta especial indicamos os tons: Branco Brilho, Branco Matte, Beige, Perla, Café e Ônix. Abaixo apresentamos em detalhes cada um deles e listamos ideias para combiná-los a diferentes estilos de banheiros e lavabos.

AS CORES

1. Branco Brilho

Se a ideia é manter a decoração o mais clássica possível, o Branco Brilho é uma escolha segura. Por ser uma cor bem tradicional, ela garante a elegância do décor e de quebra ainda permite criar infinitas composições.

Como esta que reúne a cuba de sobrepor com design arrojado e que se adapta ao gabinete com facilidade, e bacia suspensa e o bidê Rimless, que facilitam a limpeza o trio selecionado faz parte da linha Inspira, que é fabricada em Fineceramic, uma tecnologia exclusiva da Roca que proporciona bordas finas e resistentes.  

Brinque com as cores: nesta paleta, a opção por um tom forte de azul arrematou o décor com precisão. Mas para quem curte ambientes mais clássicos, é possível substituir o matiz naval por cores pastel ou variações de branco, como off-white e bege.

2. Branco Matte


Outra opção de cor neutra é o Branco Matte, que, como o próprio nome entrega, possui acabamento matte ao invés do tradicional brilho comum às louças sanitárias. Se por um lado o matiz carrega um toque discreto, por outro ele permite combinações mais ousadas se comparado ao Branco Brilho. 

Repare como nesta decoração de tons de rosa, as louças sanitárias trazem um equilíbrio ao colorido ton sur ton que as paredes (cada uma com um tipo de revestimento diferente) e o piso tipo granilite imprimem na composição. Aqui, tanto o lavatório suspenso quanto as bacias sanitárias, da linha Beyond da Roca, possuem curvas arredondadas que levam movimento ao décor.

Um detalhe arquitetônico que faz a diferença neste ambiente é a abertura na parede de vidro que permite uma maior entrada de luz. A composição de cores claras combinada à iluminação natural garante sensação de amplitude no espaço. Para quem não possui a oportunidade do rasgo lateral, outra opção é apostar no recorte zenital, investir em claraboias ou até mesmo caprichar no projeto de iluminação.

3. Beige

Para aqueles que apostam em uma estética minimalista ou escandinava, o bege é o tom do momento. A cor oferece uma sensação de frescor outonal e, combinada a materiais como madeira e palhinha, garante aquele ar acolhedor e atemporal que é tão buscado em casas e apartamentos. 

Nesta decoração, a bacia Nexo, que combina traços contemporâneos ao design versátil, e a cuba de apoio Optica ganharam o tom Beige. Juntas elas criam um décor quase monocromático graças à combinação com o porcelanato das paredes. A escolha dos materiais complementares (madeira e palhinha) ajudam a aquecer o ambiente já que os revestimentos carregam uma cor mais fria.

Atenção para a tendência: outro estilo que tem ganhado cada vez mais espaço entre os fãs do minimalismo é o Japandi, que combina a estética japonesa à escandinava. Os mais apaixonados por tendências já devem ter ouvido falar dele! Caso seja o seu eleito para a decoração do banheiro, o Beige, sem dúvidas, é a escolha certa para compor esta paleta.

4. Perla

Com o charme indiscutível da madrepérola, o tom Perla carrega também o brilho da substância produzida por moluscos. Mais uma cor clássica que assegura elegância ao décor, mas desta vez propõe uma combinação com pegada mais moderna. 

Neste ambiente, a decoração monocromática é quebrada apenas pela intervenção da madeira – que mais uma vez busca aquecer o ambiente. Aqui, a cuba de sobrepor Optica e a bacia sanitária Gap – esta última assinada pelo premiado designer italiano Antonio Bullo para a Roca –, criam uma combinação de linhas retas e estilo clean

No entanto, se a ideia for um décor mais vibrante, o Perla se destaca em diferentes paletas, passeando dos tons terrosos às cores pastel. Já se a composição for para um lavabo, vale até um papel de parede estampado. O céu é o limite! 

5. Café

Ainda que majoritariamente as decorações de banheiro combinem revestimentos e cores claras, há quem prefira criar composições mais arrojadas (e cheias de personalidade!). Como por exemplo neste ambiente com mix de materiais e paleta de cores mais extensa.

 

Aqui quem brilha é a bacia sanitária Inspira e bidê, da mesma linha, na cor Café. Para equilibrar o décor, o tom se repete nos nichos das paredes, no piso da área molhada e no gabinete. O revestimento tipo granilite e o piso amadeirado adicionam textura ao espaço. 

Impossível não remeter o resultado final ao estilo rústico tanto pela paleta de cores quanto pela combinação de materiais – repare como esta última também desperta um desejo pelo toque. Interessante, né?! Vale destacar que essa propriedade sensorial também é benéfica para o bem-estar.

6. Ônix

Para fechar esta lista de cores com chave de ouro, o tom Ônix chega cheio de elegância. Com acabamento matte, ele carrega de forma mais visível o toque aveludado que garante aconchego ao décor. Boa opção de louça preta para compor ambientes com cores fechadas e materiais quentes, como a madeira.

A parede de vidro garante iluminação natural em abundância e garante uma sensação de maior amplitude. Grandes aberturas, quando existentes, ou um bom projeto luminotécnico tornam-se ainda mais indispensáveis em cômodos com paleta de cores escuras, principalmente neste caso em que o objetivo principal é criar um ambiente acolhedor que incentiva o autocuidado e os momentos de relaxamento.

Nesta composição, que atende aos requisitos de bem-estar com maestria, os lavatórios coluna da linha Beyond, da Roca, criam um volume impactante e elegante no visual. As bacias sanitárias suspensas, da mesma linha, complementam o espaço de forma inteligente e equilibrada. Vale ressaltar que a linha Beyond também é fabricada em Fineceramic, tecnologia da Roca que garante bordas finíssimas.  

INDEPENDENTE DA COR NEUTRA, FOQUE NO TÁTIL

Quando falamos de espaços monocromáticos, sejam eles compostos por cores claras ou escuras, uma boa dica é prestar atenção nas texturas. Suponha que você optou por ter um banheiro todo branco, e deseja ter essa cor do revestimento às louças. Ter um único tom abre um leque de possibilidades para caprichar nos detalhes e nas texturas dos materiais. Você pode escolher ter na parede um efeito marmorizado, um piso num tom semelhante, e também investir em objetos de decoração, como quadros e vasos de cerâmica. Esse mix tátil é o segredo para evitar que o banheiro fique frio e sem personalidade. 

Outra dica importante e que também tem a ver com criar esse visual harmônico para banheiros e lavabos é escolher cubas e bacias sanitárias na mesma cor. No entanto, como mostrado em diferentes exemplos, é possível combinar linhas variadas para criar combinações com volumes e desenhos diversos. O céu é o limite!

Se por um lado as cores propostas oferecem sensação de bem-estar, por outro elas também garantem maior liberdade para criar composições variadas nos projetos. Os tons sugeridos carregam grande adaptabilidade a diferentes paletas, das mais coloridas às mais monocromáticas. Elas podem surgir discretas numa composição de única cor, ou se tornarem pontos de contraste. Tudo depende do impacto que você deseja causar!

Agora que você já conferiu quais são as opções de louças para compor o décor do seu espaço de banho, que tal descobrir as possibilidades de metais da Roca? Confira, no blog, dicas para escolher a melhor torneira. Também tem diversos acabamentos que vão se encaixar no seu banheiro neutro, seja ele claro ou escuro.