Inspiração

Roca investe em tecnologia exclusiva para produzir peças mais leves e resistentes

Líder mundial em soluções para banheiros, Roca mostrou a Fineceramic®, matéria-prima aplicada em cubas e lavatórios, na Design Weekend 2022

As coleções da Roca, líder mundial de produtos para banheiros, unem tecnologia, design e sustentabilidade. Por isso, fazia todo o sentido para a marca reencontrar presencialmente seu público na Design Weekend 2022 (DW!), um dos maiores festivais urbanos sobre essa temática no mundo, que foi realizado no início de setembro, em São Paulo. Em parceria com o arquiteto e designer Guto Requena, a Roca exibiu seus produtos mais célebres no Estudio Guto Requena, situado no centro da cidade, em intervenções assinadas pelo escritório.

Ali se estabeleceu-se uma integração perfeita entre o casarão tombado de 1911, onde funciona o moderno estúdio, e as peças exclusivas da Roca, potencializando mensagens como tradição, sustentabilidade e soluções tecnológicas. Nesse cenário, foi exposta a exclusiva tecnologia Fineceramic®, matéria-prima aplicada em cubas e lavatórios, e que permite à marca há quase 10 anos produzir produtos com linhas suaves, leves e delicadas, sem comprometer sua durabilidade.

Com design diferenciado, essas peças têm características bem marcantes: paredes mais finas e definidas, com espessura de 5 a 8 milímetros, o que as torna 40% mais leves e também 30% mais resistentes em relação aos produtos tradicionais. Assim, esse material exclusivo, que é 100% cerâmico, possibilita a fabricação de superfícies internas suaves e uniformes, mais fáceis de limpar e livres de áreas que podem acumular sujeira ou água empoçada, além de oferecer alta resistência a produtos abrasivos.

Fabricadas com tecnologia Fineceramic®, as cubas da nova coleção Ona, lançada globalmente pela Roca em 2022, foram destaques da marca na DW!. Desenvolvida pela equipe do Roca Design Center, com a colaboração dos estúdios Noa Design, Benedito Design e Studio Cobalto, a coleção ficou exposta em uma das salas do casarão, levando ao público peças referenciais.

A inspiração vem do Mediterrâneo – e da força da natureza daquela região. A suavidade das linhas que marcam a coleção traduz a calmaria das ondas do mar,, e o design delicado de suas peças de cerâmica se assemelha a uma brisa de verão. A coleção Ona acaba fazendo também um resgate das origens da própria Roca, que é uma empresa espanhola, com presença industrial direta em quatro continentes e com presença de vendas em mais de 170 países.

Em outra sala, estavam expostas as cubas de coleções assinadas pelos renomados arquitetos brasileiros Ruy Ohtake, Fernanda Marques e João Armentano. Cada um deles entrou em contato com o universo da Roca e o traduziu de forma exclusiva e personalizada. Ohtake, por exemplo, trabalhou as peças de maneira orgânica. Armentano investiu na geometria. Já Fernanda contrabalançou materiais bem distintos, como a robustez do metal e a delicadeza da porcelana. Por suas criações, aliás, a coleção Horizon, assinada por Armentano, foi premiada com o iF Design Awards, e as coleções Ruy Ohtake by Roca e Infinity, assinada por Fernanda Marques, receberam o prêmio internacional Red Dot Awards.

Com uma produção em larga escala, a Roca trabalha também com outros produtos, como móveis, bacias sanitárias, metais sanitários e banheiras. A marca oferece ao mercado não apenas coleções com desenhos arrojados, mas também com viés sustentável. O desafio é contribuir com o meio ambiente, já que a empresa consome menos materiais ao produzir produtos mais leves e que reduzem a emissão de CO2. E se tornar cada vez mais tecnológica e sustentável. Essa expertise está presente no portfólio da marca há quase 10 anos.