Inspiração

Ruy Ohtake é homenageado em ensaio fotográfico realizado pela Roca

O legado de obras e conceitos, assim como a coleção que o arquiteto desenvolveu para a marca, foram celebrados em uma sessão de fotos feita na casa que ele construiu para a mãe, a lendária artista plástica Tomie Ohtake.

Há pouco mais de um ano o mundo se despediu de Ruy Ohtake (1938-2021), um dos mais geniais arquitetos brasileiros e mestre do modernismo. Ele deixou sua marca em importantes edificações espalhadas pelo Brasil e o mundo e também em objetos, a exemplo da linha de cubas que o profissional desenhou exclusivamente para a Roca. Para homenagear este importante legado e celebrar esta coleção icônica, a marca realizou um ensaio fotográfico com os produtos ambientados em uma locação mais do que especial: a casa que Ruy projetou para a mãe, Tomie Ohtake (1913-2015), em São Paulo.

A família do arquiteto recebeu a proposta do ensaio com carinho e isso foi fundamental para o sucesso do projeto. Primeiro, a equipe da Roca abordou Rodrigo Ohtake, arquiteto e designer filho de Ruy, que ficou extremamente entusiasmado com a ideia. Ele, inclusive, fez um tour pela casa explicando a história de cada canto. O irmão de Ruy, Ricardo Ohtake, também foi fundamental nessa história e recebeu todos com carinho.

Durante dois dias, o fotógrafo Ruy Teixeira, profissional experiente da área, fotografou as cubas da coleção Ohtake, ambientadas na casa projetada para Tomie. O concreto, a entrada de luz natural, as cores e as interessantes estruturas fixas, como mesas e bancos de concreto, serviram de apoio e pano de fundo para receber as peças. O resultado é um interessante jogo de formas, texturas e tons em um encontro perfeito entre design e arquitetura. Veja no vídeo logo abaixo!

Agora, essas fotos compõem um catálogo inspirador, que inclui também imagens de projetos emblemáticos, captadas por Paul Clemence, antigo colaborador e conhecedor da obra do arquiteto, que também assina o texto. É um relato, eternizado em fotos e palavras, que conta como foi a parceria entre o arquiteto e a Roca, além de como ele despertava os sentidos das pessoas com seus projetos. Ruy foi um profissional brilhante, que trazia sempre elementos surpreendentes, seja na arquitetura ou nas peças de design que assinou, e essa genialidade é celebrada na publicação.

Ruy Ohtake realizou mais de 400 projetos nas últimas cinco décadas e tornou-se um dos arquitetos mais relevantes da arquitetura no Brasil e no mundo. O legado do profissional está espalhado por todo o país, mas São Paulo é a cidade que concentra o maior número de obras assinadas por ele — os hotéis Unique e Renaissance e o Instituto Tomie Ohtake são alguns dos exemplos mais famosos. Há também projetos no exterior, como a Embaixada do Brasil em Tóquio.

Apesar da importante trajetória profissional, Ruy Ohtake nunca deu sinais de arrogância em seus discursos. Ao contrário, sempre declarou o mais profundo respeito pela profissão que amava. Inspirado por sua brilhante mãe e influenciado pelo mentor e amigo Oscar Niemeyer, os projetos dele têm como característica o uso de cores vivas, formas esculturais e curvas. O arquiteto queria que seu trabalho pudesse transcender e deixar uma marca nas pessoas, despertando os sentidos de todos aqueles que os habitam ou visitam. E ele conseguiu isso.

O estilo incomum e marcante de Ruy Ohtake também está presente nas cubas de apoio e sobrepor que ele desenhou para a Roca. As formas orgânicas presentes em sua obra e a execução meticulosa dos projetos que assinou, somado ao jeito de ser tranquilo do arquiteto, chamaram a atenção da marca espanhola. Assim, em 2018, começou uma colaboração criativa que resultou em uma coleção vencedora de vários prêmios de design.

A inspiração da coleção Ohtake veio da natureza, como nas curvas das ondas do mar e na linha do horizonte, mas especialmente na forma mais pura que existe no universo do design: o ovo. Além disso, o arquiteto foi capaz de unir leveza e resistência ao usar a exclusiva tecnologia Fineceramic® da Roca, que garante cubas com bordas ultra finas, mais leves e duráveis.

Com o novo catálogo produzido a partir desse sensível ensaio fotográfico, conduzido pela narrativa de Paul Clemence, a Roca celebra uma das parcerias mais importantes da marca e eterniza uma relação de profundo respeito pelo arquiteto, que incluiu aulas magnas, exposições, prêmios e um forte intercâmbio criativo de inspiração mútua.

Se você admira o legado do arquiteto Ruy Ohtake e quer saber mais sobre a coleção que ele desenhou para a Roca, não deixe de fazer o download do catálogo!