Conselhos

Roca leva praticidade, atemporalidade e cor para projeto do arquiteto Bruno Moraes

Escolha de louças e metais sanitários foi pensada cuidadosamente para criar conexão com os ambientes durante a reforma de seu apartamento, em São Paulo

Ter uma casa com muita personalidade e que, ao mesmo tempo, fosse prática, atemporal, colorida e com uma área social ampla para receber família e amigos. Essa era a meta do arquiteto Bruno Moraes, diretor de criação e comercial da BMA Studio, quando iniciou a reforma do próprio apartamento de 108m², em São Paulo.

 

Além de integrar a cozinha com a varanda gourmet e a sala, fazendo com que essa grande área de receber do apartamento ficasse mais fluida, mais ampla e mais convidativa, o arquiteto teve o desafio, nessa transformação de espaços, de explorar a harmonia entre os cômodos com decorações distintas e a utilização de diferentes cores em cada um deles, criando assim espaços únicos, aconchegantes e aumentando a sensação de descanso e bem-estar, principalmente nos banheiros. Para que tudo isso fosse possível, Bruno optou pela utilização de peças da marca Roca para compor os banheiros e lavabos do apartamento.

Atemporal e fora do convencional
Atemporal e fora do convencional

Para o lavabo, Bruno escolheu algo mais contemporâneo e surpreendente, explorando o uso de azulejos com desenhos cubistas tanto na parede como no teto e utilizando a torneira bica alta Logic Preto Matte, que possui um design racional e clean,  com o propósito de fazer uma conexão com a sala, já que são ambientes próximos. “No lavabo, escolhemos metais pretos, pois é uma área diferenciada, mais utilizada pelas visitas. Além disso, queria fazer uma conexão com os metais das prateleiras da sala, que fica ao lado, e são todos pretos”, explica.

 

Para trazer ainda mais impacto para o lavabo, o arquiteto elegeu a cuba de apoio Oval Ohtake na cor Blanco Matte, da coleção assinada por Ruy Ohtake, e que tem um design orgânico e expressivo, além da bacia com caixa acoplada Gap Blanco Matte para completar os elementos que integram essa parte da casa.

Já nos banheiros, o profissional levou tons mais neutros nos metais e mais coloração nas cerâmicas para dar um ar mais lúdico e alegre. O banheiro da suíte principal ganhou cores mais bucólicas e pastéis nos revestimentos para combinar com a temática do quarto, que possui bastante palhinha e madeira. Nesse ambiente, as peças Roca utilizadas foram o monocomando de mesa Atlas Cromado, acessórios Ritmo, bacia com caixa acoplada Gap Beige, além de cuba de apoio Infinity 600 Beige, assinada por Fernanda Marques. Com um design universal, leve e delicado, esta cuba de apoio tem bordas extremamente finas e resistentes graças à tecnologia Fineceramic®, desenvolvida exclusivamente pela Roca e ideal para suítes e banheiros do dia a dia. Para quem deseja utilizar cor, mas ainda manter o estilo clássico, o beige é a opção ideal por proporcionar um tom neutro que transmite aconchego e facilidade de combinação.

Para o banho, a escolha foi o chuveiro Raindream com instalação de teto que oferece distribuição de água mais uniforme, o que faz com que os moradores tenham aquela sensação gostosa e relaxante de um banho de chuva. “Optamos por um chuveiro de teto e um derivador para uma ducha de parede. O box vai do piso ao teto, pois, no inverno, a ideia é que esse ambiente vire um SPA com a água vindo do teto e o vapor contido dentro do box”, conta.

Na suíte para visitas, Bruno decidiu por cores mais alegres e vivas, com variação de tons de verde e, segundo ele, cada banheiro possui conexão com o ambiente em que está inserido. Nesse caso, a opção foi usar a cor Stone, combinando com a marcenaria do quarto que também é cinza, assim como um dos porcelanatos desse banheiro, que também trazem uma tonalidade mais clara de cinza, criando um contraste com os tons de verde. Aqui, as peças Roca escolhidas foram monocomando de mesa Atlas cromado, acessórios Ritmo, bacia com caixa acoplada Gap Stone, ducha Higiênica L20 e cuba de apoio Optica CQ35 Stone.

Por fim, na cozinha e na varanda gourmet, Bruno pensou em uma linha mais funcional para ajudar no dia a dia, “pois podemos usá-la como torneira ou soltar a duchinha, que facilita bastante para lavar uma panela ou a grelha da churrasqueira”. Nesses espaços, o arquiteto encontrou no monocomando Syra, com bica extraível 90º, água quente e fria, e duas funções – jato mais direcionado e outro mais delicado -, a solução perfeita. “A cozinha é o ambiente mais usado pelo casal, que ama cozinhar, por isso queríamos uma torneira com design moderno e funcional. A coleção Syra tem essas características, e a bica móvel facilita a utilização e limpeza da bancada, panelas entre outros itens quando recebemos mais pessoas.”

A escolha por produtos Roca se deu em todos os ambientes do apartamento e, de acordo com Bruno, a opção pela marca foi porque buscavam elementos para compor a reforma que trouxesse muita brasilidade, um visual diferente e fora do convencional.

O arquiteto alcançou o objetivo da brasilidade com as cubas das coleções Infinity e Ohtake, que têm como diferencial design exclusivo de dois ícones da arquitetura nacional: Fernanda Marques e Ruy Ohtake . A primeira combina minimalismo e funcionalidade, oferecendo soluções contemporâneas e elegantes. Já a coleção Ohtake, apresenta curvas elegantes e orgânicas, remetendo à beleza da natureza e transmitindo uma sensação de liberdade aos ambientes. “As peças são funcionais, atemporais e de muita qualidade. Me chamou atenção o design, principalmente das louças que escolhemos, são lindas.”

 

Ao final dessa jornada, que durou seis meses, o objetivo de Bruno foi alcançado: criar um espaço “personalizado, com as nossas coisas, nossos gostos, nossas recordações em família, bastante brasilidade, que é algo que defendo em meus projetos”. “Resumindo, um lar com cara de lar”, conclui o arquiteto.

 

No vídeo a seguir, o próprio Bruno Moraes fala sobre o projeto de reforma e compartilha as escolhas de cada ambiente. Confira!

Fotos: Guilherme Pucci | @pucciphoto