Inspiração

Bacia suspensa: o que você precisa saber antes de escolher a sua

Sinônimo de sofisticação, esse modelo economiza espaço no banheiro, poupa água e é muito silencioso

Aquela simplicidade elegante que os fãs do estilo minimalista amam é uma das características mais marcantes das bacias suspensas. Livres da base de sustentação e da caixa acoplada aparentes, esses modelos de louça reúnem ainda outras diversas vantagens. A começar pela estética clean e elegante, capaz de oferecer aquela aparência de modernidade versátil bem vinda em qualquer projeto.

Já bastante popular na Europa, o sistema que aposta nas bacias suspensas – ou vasos sanitários flutuantes, como também são conhecidos no mercado – é um excelente aliado de arquitetos e designers, conquistando cada vez mais espaço em diversos estilos de banheiros também no Brasil. Vale ressaltar que o conjunto cumpre bem sua missão tanto em espaços privativos e residenciais quanto em ambientes públicos e corporativos.

COMO AS BACIAS SUSPENSAS FUNCIONAM

O sistema como um todo conta com uma estrutura metálica que embute a caixa acoplada na parede, seja ela de alvenaria ou drywall. Graças a isso, é possível manter uma estética clean, sem a presença de elementos extras além da própria bacia sanitária e da placa de acionamento da descarga. Esta, aliás, possui duplo acionamento, de três e seis litros, agindo como auxiliar também na economia de água.

O conjunto, estreito, é capaz também de poupar centímetros preciosos em banheiros compactos, vantagem competitiva relevante tanto para ambientes domésticos quanto para espaços corporativos. A manutenção da caixa acoplada, bastante simples, é realizada por meio da placa de acionamento, sem a necessidade de quebra-quebra.

 

Entre os benefícios pouco conhecidos dos vasos sanitários suspensos está ainda a mínima presença de barulho, efeito rapidamente percebido na rotina. Como a água que abastece a caixa de descarga circula apenas por dentro da parede, o silêncio desponta como um extra competitivo em comparação aos modelos com caixa acoplada, cujos reservatórios externos à parede muitas vezes nos deixam perceber, por meio da audição, a movimentação da água enquanto ocorre o abastecimento.

Regular a altura ideal da bacia se revela outra vantagem importante das bacias suspensas, já que elas atendem com mais conforto pessoas com deficiência (PCDs) ou mesmo as muito altas. A capacidade de suportar até 400 kg de peso torna o equipamento um dos mais seguros disponíveis atualmente.

PARA TODAS AS NECESSIDADES UMA SIMPLES INSTALAÇÃO

Instalar uma bacia suspensa é algo relativamente simples, mas a decisão deve ser tomada ainda na etapa de definições hidráulicas, antes de finalizar os revestimentos. Para todos os tipos de construção, é preciso adquirir três produtos para que o projeto fique completo: o sistema de instalação (varia de acordo com o tipo de parede), a bacia suspensa e a placa de acionamento.

Em espaços construídos com a alvenaria convencional, o produto mais adequado é o In-Wall Basic WC One Compact . A caixa acoplada deve ser embutida na parede. Confira o vídeo de instalação para não restar nenhuma dúvida:

 

Já para locais que contam com paredes de drywall nas áreas molhadas, o kit mais adequado é o In-Wall Suporte One para parede de dry wall. Neste caso, a caixa acoplada fica presa na própria estrutura do gesso acartonado. Assista ao vídeo de instalação para entender melhor o processo:

Há também a possibilidade de incluir o sistema numa meia parede de drywall. Neste caso, o anteparo precisa ter, no mínimo, a mesma altura do suporte comercializado no Brasil, que mede 1,25 m de altura.

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE: ACERTE NA PLACA DE ACIONAMENTO

Para completar o design do banheiro, lavabo ou sala de banho, é preciso escolher também entre as diversas opções de placas de acionamento. As mecânicas, por exemplo, podem contar volume único de seis litros:

Ou, nos modelos mais avançados, a descarga oferece volume dual, de três e seis litros:

Espaços que transitam entre o residencial e os públicos se beneficiam dos modelos de placas de acionamento eletrônicas dual, que também liberam três ou seis litros de água a cada vez que o sensor de presença é acionado.

O acionamento é sem contato, simples e intuitivo. Confira no vídeo de instalação:

PARA TODOS OS TIPOS DE PROJETOS

Uma das principais vantagens destes tipos de vasos sanitários é a facilidade na limpeza. Itens suspensos deixam a passagem livre para o uso de diversos aparelhos que auxiliam na manutenção do dia a dia, inclusive os aspiradores robô, e também permitem uma dispersão e secagem mais rápida da água no piso.

Em espaços comerciais, onde o banheiro recebe uma quantidade muito maior de pessoas por dia, vasos sanitários flutuantes são as opções mais práticas no quesito higienização. Na Torre Eiffel, um dos espaços comerciais mais visitados da França e que dispensa apresentações, está instalado o modelo Meridian Plus, da Roca. Com bordas arredondadas e design universal, ele se destaca em meio à decoração toda vermelha. Vale conhecer de perto este projeto do arquiteto Alain Moatti!

CONHEÇA CADA MODELO E ENCONTRE O SEU ESTILO

Independente do tipo de local, seja ele residencial ou comercial, optar pelas bacias suspensas para compor o conjunto de louças já traz consigo um traço minimalista para o projeto. Desde que os banheiros deixaram de ser apenas cômodos de uso simples para se transformarem em salas de banho e templos de bem-estar, a escolha de cada item deve levar em conta que estímulo os usuários pretendem promover ao selecionar louças e metais que ocuparão o ambiente.

Quando se trata de um banheiro de casal, encontrar o estilo em comum entre os dois torna-se uma tarefa divertida e desafiadora. Entre as referências que pendem entre o clássico ou o industrial, passando pela aura vintage ou o apelo da verve natural, há diversas opções de peças da Roca que se encaixam com perfeição em cada uma dessas escolhas.

A estética clean e moderna é comum a todos os modelos de bacia suspensa. A economia de espaço obtida com a caixa acoplada embutida na parede faz deste sistema uma excelente opção inclusive para lavabos e banheiros pequenos. A linha Inspira, uma das mais modernas da Roca, possui duas opções de design. Em comum, ambas seguem um traço moderno e sem excessos, ideais para projetos que desejam combinar beleza com uma elegante simplicidade.

Na Inspira Round, as bordas arredondadas com sutil inclinação a partir da margem superior em direção à base fazem do modelo uma opção que transmite leveza na medida certa. São seis as combinações de cores e acabamentos possíveis: Branco, Branco Mate, Beige, Café, Perla e Onix. O mesmo ângulo de inclinação do arco que dá forma à peça se repete em outros modelos de pias da Roca, tornando possível a criação de um banheiro com design primoroso.

Já na Inspira Square, o design se volta um pouco mais para as linhas retas, mas de arestas suaves. O resultado é uma peça de ares ainda mais modernos e capaz de transmitir essa sensação ao projeto como um todo. Em vez de um monobloco único, o desenho da peça também se recolhe em direção à parte mais baixa, simplificando a tarefa de limpar a parte inferior. Aqui no Brasil, o modelo está disponível na cor Branco Brilho. Para acompanhar o item exclusivo, a Roca também oferece o assento com tampa termofixo e queda amortecida.

A linha Debba oferece curvas sutis que também oferecem beleza a espaços compactos. Disponível na cor Branca, a bacia suspensa conta com duas possibilidades de assentos. O primeiro deles, simples e eficiente, tem tampa com queda amortecida; o segundo, mais tecnológico, aparece na versão Premium Round, desenvolvida para Smart Toilets. Disponível na cor Branca.

Outra coleção que encanta pela robustez e desponta como referência no design das louças suspensas é a Beyond. Além da bacia sanitária, dispõe de bidê e lavatório com fixação suspensa, formando um conjunto completo de louças. Há ainda as respectivas tampas de fechamento de bacia e bidê com queda amortecida. No total, seis padrões colorem as peças da linha: Branco, Branco Mate, Beige, Café, Perla e Onix.

Vale ainda conhecer o modelo Gap, com ângulos suaves na cor Branca, uma opção prática e fácil de combinar, o que faz dela um coringa para reformas e renovações. O trapézio com ângulos suaves que dá forma à peça está disponível exclusivamente na cor Branca.

Mesmo traço, diferentes medidas – assim se apresenta o mote da linha Dama-N, esta que traz consigo a identidade do renomado designer Joan Gaspar. O catalão, mais conhecido por seu trabalho no segmento de iluminação, expandiu seu trabalho para dar forma à coleção que oferece diferentes medidas de bacias e acessórios mantendo a mesma forma pura e elegante. Bacias suspensas e convencionais, além de uma elegante cuba de apoio, integram a coleção, que está disponível na cor Branca.

Outra louça com design assinado é a Nexo. Desenvolvida pelas mãos do designer italiano Antonio Bullo, a bacia suspensa pode contar com a praticidade de dois modelos de tampa, do prático fechamento com queda amortecida à versão de alta tecnologia Premium Round, que acompanha os Smart Toilets. O desenho de Bullo se estende para torneiras de mesa e de parede, misturadores também para as duas bases e uma ducha higiênica, totalizando onze itens desenhados para a Roca.

 

E para quem gosta de inovações tecnológicas, vale conferir a In-Wash. Essa bacia sanitária inteligente, também suspensa, já vem com assento integrado e faz as funções de bidê. Por meio de um controle remoto, é possível personalizar a pressão e a posição do jato retrátil, além de controlar a temperatura da água. Esse Smart Toilet também tem função massagem no assento, secagem, além de luz de LED noturna com sensor de presença.

Opções não faltam para compor com o seu estilo! Pronto para repaginar seu banheiro? Aproveite e conheça outras soluções da Roca que também surpreendem com um design e tecnologia diferenciados, caso da torneira Virtus, de bica alta e com jato cascata, e as deliciosas colunas de hidromassagem que prometem um banho relaxante.